sexta-feira, 11 de março de 2011

A história da Dell inspirando pessoas e start-ups

Em 1984, Michael Dell fundou a companhia enquanto ainda era aluno em uma universidade dos Estados Unidos. Com somente mil dólares, a empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited. Desde o seu dormitório, Dell começou a montar computadores construídos a partir de componentes em estoque.

Em 1985, a empresa fabrica seu primeiro computador com design próprio. A Dell então colocou anúncios em revistas de informática americanas para venda direta ao consumidores, além da possibilidade do consumidor escolher a sua configuração. Com isso, o preço final dos computadores era mais competitivo e o modo de compra mais conveniente. Com o sucesso da companhia, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a companhia teve US$ 6 milhões brutos de entrada.

Em 1987, a PC´s Limited começou a operar também no Reino Unido. Nos quatro anos seguintes, 11 outros países também foram alcançados. Em 1988, a empresa adota o nome de Dell e suas entradas aumentam de US$ 130 milhões para US$ 180 milhões no primeiro dia de oferta pública de suas ações.

Em 1992, a revista Fortune incluiu a Dell Computer Corporations na sua lista das 500 maiores companhias do mundo. Em 1999, a empresa ultrapassou a Compaq e se tornou a maior vendedora de PC´s nos Estados Unidos. A partir de 2004 a companhia expandiu seus produtos para multimídia e entretenimento com o lançamento de televisores, handhelds e jukeboxes digitais. No fim de 2004, a companhia anunciou a construção de uma nova fábrica no estado americano da Carolina do Norte.

Em fevereiro de 2005, a Dell apareceu em primeiro lugar no ranking das "Empresas mais admiradas", publicado pela revista Fortune.
Fonte: Wikipédia

A história de Michael Dell nos mostra que às vezes um sonho que temos, ou uma idéia que muitas vezes parece boba e sem futuro, pode se tornar um grande negócio. Dell era aluno universitário, não tinha mais que mil reais para investir em seu projeto, não possuia um local próprio para sua empresa, mas mesmo assim de seu dormitório ele começou a desenvolver as suas idéias. Com o passar dos anos e com o auxílio de anúncios ele foi expandindo seu negócio de tal forma que em um ano a empresa teve seis milhões de dólares brutos de entrada, em dois anos operava nos EUA e no Reino Unido e em quatro anos alcançou outros onze países e suas entradas aumentaram para cento e oitenta milhões de dólares.

Acredito que a história da Dell serve para inspirar muitas pessoas e incentivar muitos start-ups a pensarem, criarem e não desistirem de suas idéias. Afinal se Michael Dell como universitário e com as condições em que se encontrava conseguiu crescer de tal maneira, porque eu também não conseguiria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário