Em 1888 um gringo chamado George Eastman fundou uma companhia batizada de Eastman Dry Plate Company. Poucos anos depois, impulsionado pelas vendas de seu produto mais famoso, os filmes fotográficos Kodak, Eastman rebatizou sua companhia de Eastman Kodak Company. A partir daí a Kodak se tornaria uma multinacional monolítica, com uma marca reconhecida por todo mundo e um produto que praticamente detinha o monopólio absoluto do seu nicho de mercado. Em certos setores, como na então nascente indústria cinematográfica, filmes Kodak eram a única opção real de matéria-prima para as filmagens. A Kodak cresceu e prosperou com o cinema, e ajudou a moldá-lo.
Fonte: Clique aqui
Em 1975 um engenheiro da Kodak chamado Steven Sasson desenvolveu a tecnologia que mudaria a história da Kodak, a câmera digital. Porém a Kodak não quis aderir a nova tecnologia pois detinha a liderança no mercado mundial de fotografia, ela só não esperava que alguns anos depois uma empresa concorrente lançasse a câmera digital e derrubasse seu mercado tão rápidamente.
Por conseqüência de uma escolha, a história da Kodak sofreu alterações gigantescas. Teve que demitir muitos funcionários, reduzir o tamanho físico da empresa, e correr atrás da maior quantidade de novas idéias possíveis para evitar a falência da empresa. Por não saber valorizar a entrada de uma nova tecnologia, ou de uma idéia inovadora a história da Kodak quase estacionou pelos anos 80.
Essa história nos faz refletir sobre as oportunidades que deixamos de aproveitar por não saber dar valor as pequenas idéias ou àquelas idéias totalmente contrárias a nossa realidade, que sempre nos faz pensar que não valem a pena, mas que podem ser um passo gigante para o nosso futuro. A Kodak aprendeu com a nova era digital, e você? Vai esperar que aconteça com você ou vai estar sempre um passo a frente?