De acordo com o que foi escrito por Nádia Tadeu Miranda e Luis Joyanes Aguillar no artigo Novo desafio para as TI: gestão do conhecimento:
"O termo Gestão do Conhecimento está associado a um conjunto de processos que define a criação, disseminação e utilização do conhecimento, como um meio para atingir plenamente os objetivos das organizações. A Gestão do Conhecimento nas organizações, permite gerir o capital humano, este convém ser explorado ao máximo trazendo assim benefícios para a tomada de decisão, nomeadamente para a gestão de clientes, gestão de produto, desenvolvimento de habilidades profissionais, produtividade, lucro, partilha de melhores práticas, redução de custos, criação de um ambiente propício à cooperação, criatividade, comunicação, inovação e competitividade.
No entanto, a Gestão do Conhecimento não é tecnologia, mas pode beneficiar das novas tecnologias de informação e de comunicação. Assim cabe às tecnologias de informação criar eficazes modelos de qualidade e garantir os meios necessários, fomentando desta forma uma eficiente Gestão do Conhecimento nas organizações. Um dos desafios das áreas de Tecnologias de Informação (TI) é identificar, encontrar e/ou desenvolver e implementar tecnologias e sistemas de informação que apoiem a comunicação empresarial e a troca de ideias e experiências, que facilitem e incentivem as pessoas a unirem-se e a participarem; possibilitando assim iniciativas de se formarem grupos e redes informais. Cabe aos gestores das TI fornecer os meios necessários à criação de comunidades de trabalho. "
Os sistemas para a gestão de conhecimento são essenciais para auxiliar na comunicação entre os funcionários da empresa o que possibilita a troca de idéias, informações e experiências. Atualmente, não possuímos tempo nem ao menos de fazer uma pausa para o cafezinho, porém, com esses sistemas as pessoas tem a oportunidade de dividir o que sabem umas com as outras, mesmo sem ter tempo de sair da sua sala e ir até a sala do outro.
Portanto, com a empresa inteira interligada por um sistema de informação para gerenciar o conhecimento, as chances de benefícios na tomada de decisão, na gestão de produto, no desenvolvimento de habilidades profissionais, na produtividade, no lucro, na redução de custos, na criatividade, em inovação, na competitividade, entre muitos outros fatores, é muito maior.
Como diz o velho ditado: "Duas cabeças pensam melhor do que uma".
Fonte: Revista Jus Vigilatibus
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