domingo, 10 de abril de 2011

As Forças de Porter e o profissional de TI

O modelo das cinco forças competitivas de Porter mostra uma visão geral da empresa, dos seus concorrentes e do seu entorno. A posição estratégica da empresa e suas estratégias são determinadas não apenas pela competição com os concorrentes diretos tradicionais, mas também por quatro forças do ambiente setorial: novos entrantes no mercado, produtos substitutos, clientes e fornecedores. Este modelo, como mostrado na figura 1, mostra o que envolve a empresa e o seu redor; para se destacar a empresa precisa saber administrar e incrementar essas forças para se sobressair no mercado.
Figura 1
Para um profissional da área de TI, os sistemas de informação são uma ferramenta fundamental para auxiliar na abertura de vantagem competitiva por meio das forças de Porter, ou até mesmo para contra-atacar algumas delas. Existem quatro estratégias genéricas: liderança em custos, diferenciação do produto, foco em nichos de mercado e intimidade com o cliente e o fornecedor. Logo, para o profissional de TI, utilizar os sistemas de informação para administrar as forças de Porter é fundamental para a empresa em que ele trabalha e para o mesmo.

Fonte:
Livro Sistemas de informação gerenciais 
                Autores: Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon

Nenhum comentário:

Postar um comentário