A qualidade de um sistema de software pode ser entendida de diversas formas e utilizando diferentes abordagens. A norma ISO/IEC 9126, ou conjunto de normas que tratam deste assunto no âmbito da ISO, estabelece um modelo de qualidade com os seguintes componentes:
- Processo de desenvolvimento, cuja qualidade afeta a qualidade do produto de software gerado e é influenciado pela natureza do produto desenvolvido;
- Produto, compreendendo os atributos de qualidade do produto (sistema) de software. Estes atributos de qualidade podem ser divididos entre atributos internos e externos. Estes se diferenciam pela forma como são aferidos (interna ou externamente ao produto de software) e em conjunto compõem a qualidade do produto de software em si;
- Qualidade em uso que consiste na aferição da qualidade do software em cada contexto específico de usuário. Esta é, também, a qualidade percebida pelo usuário.
Fonte: Wikipédia
O modelo da qualidade de um software pode ser exemplificado com a figura 1 abaixo, criada por Sérgio BR.
Figura 1 |
A ISO 9126 foi criada em 1991, como uma exigência dos clientes e do crescimento tecnológico. Cada empresa tinha seu padrão para a criação de um software o que não garantia a qualidade e a eficiência do produto. Com o surgimento dessa norma podemos avaliar a qualidade do software em diversos fatores e ter mais segurança na hora da compra. O que me atende melhor? Qual é o melhor produto? Essas e outras perguntas podem ser respondidas pela ISO 9126.