segunda-feira, 30 de maio de 2011

Linguagens de programação: De onde vêm para onde vão?

Como mostrado no link a seguir, Linha do tempo: Linguagens de programação , as linguagens de programação começaram a cerca de 57 anos atrás. E não possuem um fim, a linha do tempo ainda está aberta a novas linguagens. Mas o que é uma linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.

Ou seja, utilizamos as linguagens para facilitar o manuseio dos dados pra criar, alterar ou remover os mesmos de algum programa. A primeira linguagem de alto nível foi a Fortran e dessa foram criadas diversas outras linguagens. Com a entrada de diversos mecanismos e tecnologias, a tendência para as linguagens de programação é se tornarem cada vez mais simples e abrangentes, como a linguagem Python. 

"pesquisa, desenvolvimento e resultados: conexões? ..." Silvio Meira

O Blog do Silvio Meira - Dia a dia, bit a bit - aborda diversos assuntos. Esse meu post é uma crítica sobre o post: "pesquisa, desenvolvimento e resultados: conexões? ..." do mesmo.

O foco deste post dele é relativo ao gasto das empresas com tecnologia e as conseqüências desses investimentos no mercado, e além disso faz uma comparação dessas mudanças de mercado com o investimento anual de alguns países com Ciência e Tecnologia. Para ler esse post dele basta seguir o link acima.

Com o salto tecnológico nos últimos anos, todas as empresas vem buscando cada vez mais novas tecnologias, novos métodos para não serem substituídas por outras empresas e acabarem na falência. Porém como ele cita em seu post, algumas empresas investem muito em pesquisa e desenvolvimento e acabam investindo menos em inovação. O que na atualidade é uma vantagem competitiva muito grande.

A apple que investe 2,9% de sua receita em inovação e desenvolvimento de produtos, no mercado é preferência de muitos compradores. De pouco em pouco tempo sempre renova seus produtos, quem já possui recebe os softwares de atualização sempre com algo novo e quem ainda não possui sempre pode comprar algo novo que eles vem lançando no mercado, como o Ipad 2 ou o Iphone 4 (mas isso não vem ao caso, estou até fazendo propaganda aqui).

Concluindo, para acontecer o crescimento nas receitas, nos resultados ou em lucros no país não significa apenas investir mais em C&T, mas também atender as demandas que o mercado proporciona ao país de forma diferenciada e competitiva.

Sistemas operacionais de código livre e o futuro no desenvolvimento de softwares

"Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte."
Fonte: Br-Linux

Os softwares livres, ou softwares de código livre, além de serem gratuitos, eles oferecem a possibilidade ao usuário de modificar, copiar e redistribuí-lo sem que necessite permissão ou mecanismos ilegais para que isso aconteça. O boom dos softwares de código livre, iniciou-se com a entrada do Linux no mercado, que veio para competir com outros sistemas operacionais de software proprietário, como o Windows e o Mac. Utilizando softwares desse tipo é mais fácil para as empresas ou até mesmo para usuários domésticos, modificar o software para atender a necessidades específicas. Com isso, acredito que o sucesso do Linux no mercado influenciou bastante no futuro do desenvolvimento de softwares abrindo cada vez mais as portas para os softwares de código livre.